Profissões do Futuro: Engenheiro de Inteligência Artificial

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 26/04/2021. Atualizado em 26/04/2021

Tempo estimado de leitura:

Conheça a profissão de engenheiro de IA - uma das mais promissoras para os próximos anos -, suas atribuições, perfil profissional e salário.

Uma das áreas que mais crescem no mercado de trabalho, a inteligência artificial é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia e a criação de novas aplicações e soluções para diferentes setores. De acordo com dados divulgados pelo Fórum Econômico Mundial, os próximos anos indicam alta no número de cargos em IA, incluindo a profissão de engenheiro no ramo– o que a torna uma das carreiras mais promissoras para 2021. 

 

Inteligência Artificial: área e carreira 

O conceito de inteligência artificial aborda os campos de desenvolvimento de software, computação, lógica e disciplinas filosóficas com o intuito de tornar a tecnologia de dispositivos, como computadores e smartphones, capazes de fazer atividades humanas. Essas atividades incluem compreender linguagem escrita ou falada, aprender, reconhecer expressões faciais, entre outras. 

 

A área tem se expandido e ganhado o interesse de empresas, instituições científicas e governos devido à facilidade que a tecnologia proporciona. A inteligência artificial aumenta imensuravelmente o potencial de realização humana, permitindo que ele realize atividades antes inimagináveis, como visitar ou monitorar o espaço sideral. Além disso, conforme a IA se desenvolve, tarefas simples, que antes precisavam ser realizadas por humanos, podem ser substituídas por comandos virtuais, necessitando apenas de supervisão humana.  

 

Com o potencial da área, diferentes cargos de variados níveis são necessários para desenvolver a IA conforme as necessidades do setor. A construção de carreira inclui diferentes formações e permite mais ou menos crescimento de acordo com as especialidades do profissional e exigências do setor em que ele trabalha. Entre as principais profissões do ramo estão o especialista de IA, o desenvolvedor de IA, o arquiteto de IA e o engenheiro de IA, tema deste artigo. 

 

O que é e o que faz um Engenheiro de IA? 

Assim como outros profissionais da área de Engenharia, o engenheiro de IA é responsável por desenvolver, testar e aplicar projetos e sistemas do setor. Nesse caso, as projeções são relacionadas a softwares inteligentes, que seguem o propósito da área de realizar uma ou mais tarefas minuciosas para facilitar ou possibilitar uma atividade específica. 

 

Entre suas principais funções, o profissional desenha projeções e projetos de IA, trabalha diretamente com processamento de dados e avalia o grau de dificuldade para o desenvolvimento de soluções, fazendo o gerenciamento de cronogramas e profissionais do projeto. 

 

Perfil profissional 

Para trabalhar como engenheiro de inteligência artificial, é necessário que o profissional tenha competências técnicas em programação, matemática, estatística e manuseio de dados, além de domínio da engenharia de software. 

 

Entre as habilidades pessoais, um engenheiro de IA deve ter boa comunicação, afinidade com o desenvolvimento de soluções, pensamento crítico e boa compreensão de contexto para extrair insights e obter respostas. 

 

A formação desejada é de, no mínimo, ensino superior completo. O curso de graduação pode ser nas áreas de Matemática, Física, Robótica ou Engenharia. 

 

Remuneração 

Em média, engenheiros de inteligência artificial recebem R$9.000 mensais por seu trabalho no mercado. A remuneração pode variar de acordo com o setor de atuação (público ou privado), a área do negócio e o porte da empresa ou instituição. 

 

Construa sua carreira em Tech com o Caderno Nacional! 

Com mais de 20 mil vagas em todo o país, o Caderno Nacional reúne as melhores oportunidades do mercado de Tecnologia brasileiro. Encontre a vaga perfeita para o seu momento profissional e impulsione sua carreira! 

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!