Por que investir em um networking assertivo?

Por Jéssica Dourado

Redatora na Caderno Nacional

Publicado em 09/05/2024. Atualizado em 09/05/2024

Tempo estimado de leitura:

Você entende a importância de um networking assertivo e como ele pode impactar positivamente no mercado? Saiba mais neste artigo do Caderno Nacional.

No mercado de trabalho um dos termos que mais ouvimos falar é o networking assertivo, aquele que é útil, certeiro e pode fazer a diferença tanto para o trabalhador quanto para o sucesso dos negócios.


Mais do que estar nos meios certos, ter os contatos quentes, estar por dentro das tendências, um bom networking é aquele que abre possibilidades e é uma via de mão dupla.


Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo do Caderno Nacional e veja como as tendências do mercado podem impactar positivamente quem está em transição de carreira e empresas que procuram profissionais que se encaixem no fit cultural.

Networking assertivo para além do conceito


Por definição, o termo que vem do inglês, networking, quando aplicado ao contexto corporativo significa, basicamente, criar e fazer a manutenção de uma rede de contatos profissionais.


Ou seja, ter uma rede que tem como objetivo compartilhar conhecimentos, experiências e tudo que puder ajudar no crescimento da carreira. Relacionamentos pautados na colaboração entre trabalhadores de diferentes áreas de atuação, empresas e segmentos.


De forma geral, fazer o famoso networking é um recurso valiosíssimo para fortalecer relações que podem ser úteis na hora de:


- Fechar parcerias;


- Assinar contratos;


- Estreitar negociações comerciais;


- Conseguir oportunidades mais adequadas de emprego.


Quando falamos em networking assertivo, estamos falando em fortalecimento de contatos que vão verdadeiramente levar ao objetivo de forma mais certeira.


E vale ressaltar que ter uma rede mais segmentada, mais filtrada, mais assertiva mesmo, é vantagem não apenas para trabalhadores, mas também para negócios que dependem muito do networking para ter bons resultados e retornos financeiros.

Por que investir em um networking assertivo?


Como já citamos anteriormente, o networking se mostra útil tanto para um lado quanto para o outro, afinal, é uma relação, uma rede, ou seja, algo que funciona em mais de uma via. Por isso, investir em ferramentas assim é muito importante.


Uma ferramenta? Isso mesmo! Um recurso que é usado com o objetivo de chegar a algum lugar, obter algum resultado, conquistar benefícios por meio dele.


Sendo assim, investir em uma ferramenta tão importante quanto o networking assertivo é o mais sensato a se fazer.

Para quem visa subir na carreira


No que diz respeito a trabalhadores que visam mudar de carreira ou continuar prosperando na própria, o networking é extremamente útil.


Se manter em contato com pessoas da área de interesse, além de inspirar e trazer referência, é uma forma de ter a ponte e o norte para algo que o trabalhador almeja.


A troca de experiências, de referências e conhecimentos nunca é demais. Além disso, com o networking assertivo, na hora oportuna, quando surgir uma vaga desejável, a rede de contatos pode se indicar.


Muitos subestimam o poder do bom relacionamento no mercado de trabalho. No entanto, assim como a vida de modo geral, os bons relacionamentos são aqueles nos salvam em momentos de aflição e são de grande valia na hora de evoluir e prosperar.

Para empresas que visam se sair bem nos negócios


Bons administradores e gestores sabem bem a importância de um networking assertivo no mercado. Se não sabem, deveriam.


Ter uma rede de contatos bem segmentados, filtrados e especialistas, não favorece apenas a relação com o cliente final, mas também com outras empresas.


E isso se mostra vantajoso na hora que um negócio precisa fechar parcerias, precisa fazer aquisições no ramo B2B, quando precisa fazer o benchmarking, uma pesquisa de concorrência e assim por diante.


Somado a tudo isso, um bom networking mantem as empresas sempre atentas nas tendências do que vem de inovação do mercado e do quais as demandas do público. Saber e estar por dentro dos hábitos de consumidores e profissionais e sempre uma vantagem, um artifício que as empresas não se podem dar ao luxo de ficar sem.

Como construir um bom networking assertivo?


1. Encontre pessoas com interesses em comum, ou pessoas que estão nos lugares que você gostaria de estar. Isso vale para trabalhadores e para empresas.


Não faz sentido se relacionar com pessoas e instituições que nada tem a ver com as metas, objetivos e interesses de quem está construindo esse networking.


2. Seja presente! Seja em rodas de conversas, eventos, palestras, workshops etc. Tornar o rosto e a marca conhecidos é algo extremamente importante.


Na hora de indicar para alguma vaga, de pensar em alguma parceria empresarial, colaborações e afins, os responsáveis já tem em mente aqueles profissionais que se fizeram presentes.


3. Saiba se expressar. Uma boa comunicação é fundamental no sucesso de qualquer relação, e isso se aplica a relações profissionais.


Com uma comunicação clara, amigável, profissional e sem ruídos, fica fácil e atrativo se conectar com esse profissional ou com essa empresa. Dessa forma, tudo flui naturalmente.


4. Não crie inimizades. Parece uma dica boba e sem relevância, mas é muito útil ter em mente.


O mercado pode trazer muitas situações chatas, frustrantes e até mesmo humilhantes. Deixar sentimentos pessoais falar mais alto e sair maldizendo colegas e empresas pode trazer prejuízos posteriormente. Por isso, pense bem e não crie inimizades.


5. Seja leal e transparente com seus contatos de networking assertivo. Isso é muito importante quando nos lembrando que essa rede é constituída de relações de via de mão dupla.


Na hora de indicar para vagas e parcerias, não se esqueça daqueles que te mantem ativo no circulo profissional.

Informe-se sobre o mercado de trabalho no Caderno Nacional


No Caderno Nacional você encontra notícias e artigos com dicas, estudos e análises sobre diversos assuntos ligados ao trabalho. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!