Falta inclusão: menos de 3% dos PcDs em SP estão empregadas

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 09/03/2023. Atualizado em 09/03/2023

Tempo estimado de leitura:

Entenda o cenário da empregabilidade para pessoas com deficiência em São Paulo e saiba como o Caderno Nacional age para promover a inclusão no país.

No mundo corporativo, alguns assuntos têm ganhado espaço especial nos debates de políticas afirmativas, recrutamento e seleção. Um deles é o conjunto de ações para diversidade e inclusão nas equipes, tema fundamental para tornar o mundo do trabalho mais rico em ideias, perspectivas e possibilidades.

No entanto, ainda há muito a se fazer: para além da diversidade de gênero, raça, classe e sexualidade, os grupos de pessoas com deficiência ainda são poucos na composição dos quadros de funcionários das empresas. Continue a leitura para entender melhor o cenário da empregabilidade para pessoas com deficiência em São Paulo.

Empregabilidade PcD em São Paulo


Segundo um dos dos levantamentos mais recentes sobre o tema, realizado pelo Índice Nacional de Inclusão Olga Kos, apenas 2,74% dos entrevistados com deficiência na região metropolitana de São Paulo estão trabalhando atualmente. Os dados de outras regiões do país ainda estão sendo levantados, em 12 capitais e 1.200 municípios.

Além da baixa inclusão no mercado, o levantamento também captou outras informações relevantes, como a média de remuneração (1,5 salário mínimo) e as classes sociais predominantes (D e E). Em entrevista à Jovem Pan, o presidente e fundador do instituto, Wolf Kos, mencionou alguns fatores que deveriam ser considerados para auxiliar na inclusão de PcD no mercado de trabalho:

“A vontade da pessoa, o que ela gostaria de fazer; ensinar para ela que ela tem direitos e deveres, porque ninguém tem só direitos; incentivar a sua família a autoestimulação dessas pessoas com deficiência e ajudar na mobilidade. O tempo das pessoas com deficiência é um e o tempo da comunidade, do ambiente de trabalho é outro”

Nos últimos anos, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa (SP) inaugurou polos de empregabilidade inclusiva em algumas cidades do estado. De acordo com o site do Governo do Estado de São Paulo, o objetivo do programa é “promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Utiliza a metodologia do emprego apoiado como estratégia para a inclusão Profissional.”

Iniciativas importantes para a empregabilidade de PcD


Você sabia que o Caderno Nacional apoia e age na empregabilidade de pessoas com deficiência? Na plataforma de vagas, o direcionamento para PcD é uma das prioridades da empresa: a base para PcD é uma das maiores do país e a plataforma oferece vagas com gratuidade sem prazo para que pessoas com deficiência utilizem a plataforma para se candidatar às vagas disponíveis.

Caderno Nacional: seu portal de informação sobre empregabilidade

Está em busca de informação, dica e boas oportunidades para a carreira? Conheça o trabalho do Caderno Nacional, parceiro oficial do LinkedIn e uma das maiores plataformas de empregabilidade do país!

Aqui, além de notícias e artigos sobre o mercado de trabalho e empregabilidade, aqui você também tem acesso a vagas de emprego em todo o país: são mais de 20 mil oportunidades abertas em todos os estados, para as mais variadas áreas de atuação do mercado de trabalho.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!