Employer branding: ações para atração e retenção de talentos

Por Jéssica Dourado

Redatora na Caderno Nacional

Publicado em 22/01/2024. Atualizado em 22/01/2024

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O novo employer branding que ajuda na atração e retenção de talentos para ajudar na área do RH! Se você quer saber mais, lei nosso artigo agora!

Empresas que estão buscando melhorias na gestão de pessoas, na atração e retenção de talentos, já devem ter ouvido falar em employer branding (marca empregadora, em tradução livre).


Podemos caracterizar como um conjunto de ações, práticas, técnicas e atividades implementadas em uma organização, com o intuito de gerar uma percepção positiva da empresa.


Essa imagem positiva que o employer branding trabalha é boa tanto para quem vai trabalhar na empresa, quanto para quem é cliente e serve até mesmo de inspiração para concorrentes na hora de fazer um benchmarking.


Quer saber mais sobre essa estratégia e sua importância? Então siga conosco neste artigo do Caderno Nacional e fique por dentro de todas as tendências corporativas que podem impactar positivamente uma empresa.

Importância do employer branding na atração e retenção de talentos


Atualmente, um dos grandes obstáculos para empresas em encontrar e manter bons profissionais, não é a falta de trabalhadores no mercado, e sim o quanto a empresa não é atrativa.


Já reforçamos aqui no Caderno Nacional, em outros momentos, que salário e benefícios (como vale transporte, vale alimentação, convênio médico) já não se mostram como diferenciais e nem atrativos para segurar funcionários.


É aí que o employer branding entra em cena. Ao melhorar a marca da empresa, na hora de buscar talentos, os profissionais naturalmente vão se interessar e se empenhar no processo seletivo.


Além disso, com uma marca empresarial fortalecida internamente, colaboradores que performam bem e são fundamentais para o negócio se sentirão mais pertencentes e dificilmente deixarão a empresa.

Componentes do employer branding


Para melhorar e manter uma boa imagem no mercado, uma empresa precisa focar em coisas como: sua cultura organizacional, comunicação estratégica, experiência dos funcionários, liderança, gestão de pessoas.


Somado a tudo isso, o employer branding também precisa pensar nas estratégias de benefícios e recompensas, desenvolvimento profissional, engajamento da comunidade. Além, claro, de fazer avaliações e feedbacks contínuos, e não esquecer da diversidade e inclusão.


Pensando em tudo isso, os três componentes principais no que diz respeito a melhoria da marca incluem:

1. Planejamento


Um bom trabalho de employer branding leva tempo para ser implantado e consolidado. Por isso, o planejamento é parte fundamental. É preciso mapear, identificar, traçar estratégias, ver recursos e depois partir para a ação.


Uma empresa, por menor ou maior que seja, é uma instituição em evolução. Ou seja, ela vai se adaptando ao mercado, ao comportamento do consumidor, então o planejamento é importante para seguir toda a adaptação necessária.


Além disso, o planejamento também é importante para a análise de resultados depois. Comparar tudo o que foi traçado com o que está sendo desempenhado, se as metas foram alcançadas e assim por diante.

2. Cultura


Para que o employer branding funcione e seja efetivo, é preciso que a cultura seja abraçada na empresa.


E para que essa cultura seja cultivada, incentivada e implementada é preciso foco. Foco da gestão, de quem está a frente do planejamento, dos diretores, dos colaboradores, ou seja, de todos os envolvidos na empresa.


O engajamento da liderança é fundamental! Com uma liderança engajada, focada na melhora, todo o processo do employer branding flui mais fácil.

3. Experiências


Parte fundamental é levar em consideração as experiências de todos ao redor, desde a liderança até os prestadores de serviços de cargos com menor remuneração.


Observar e, de fato, analisar as experiências ajuda em todo o processo de planejamento e adaptação. Ao entender as experiências de todo o ecossistema de uma empresa, fica mais fácil ajustar o que precisa ser ajustado, e melhorar o que precisa ser melhorado.

Trabalho em conjunto e contínuo é o segredo


O setor de recursos humanos é um dos grandes responsáveis por fazer o employer branding acontecer. No entanto, é um grande trabalho em conjunto.


A gestão de pessoas requer o trabalho de pessoas, o engajamento da liderança, empenho dos colaboradores e a análise constante de tudo que está acontecendo. Às vezes, nem todo resultado se mostra como satisfatório.


Manter uma imagem positiva é um trabalho que requer o esforço de todos os setores. E assim como o esforço, também é compensatório para todas as pessoas relacionadas a empresa.

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