Dia da Mulher: 4 líderes para inspirar sua vida profissional

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 02/03/2023. Atualizado em 02/03/2023

Tempo estimado de leitura:

Veja mulheres que criaram carreiras fortes e assumiram posições de liderança para acompanhar e se inspirar no Dia da Mulher!

Há tempos que o mercado de trabalho e o mundo corporativo deixaram de ser exclusividade masculina. Conquistando cada vez mais espaço em ramos variados, as mulheres ocupam cargos de diferentes níveis e ajudam a ampliar perspectivas, ações e relações em diversas áreas do mercado.

Em cargos de liderança, a presença feminina tem crescido nos últimos anos: apesar da disparidade, que ainda tem espaço para o nivelamento de gêneros, as mulheres ocupam cerca de 24% dos cargos mais altos em todo o mundo, segundo dados da consultoria Grant Thornton.

Portanto, quando se fala em Dia ou até mesmo Mês da Mulher, é fundamental olhar para os dados e o avanço da presença feminina no mundo do trabalho. Neste mês, o Caderno Nacional preparou uma lista com seis mulheres que ocupam cargos de liderança e podem inspirar profissionais de todos os gêneros com suas trajetórias. Continue a leitura e conheça!

1. Mary Barra: CEO da General Motors


Presidente e Diretora Executiva da General Motors Company, multinacional de fabricação automotiva, a estadunidense Mary Barra foi a primeira mulher a ser CEO de uma grande montadora global, cargo ocupado em 2014. Executiva de referência atualmente, tem mais de 1,3 milhões de seguidores no LinkedIn.

Barra construiu sua carreira na General Motors, na qual ingressou aos 18 anos de idade como estagiária. Ao longo do tempo, ganhou espaço e cresceu na companhia, ocupando os cargos de Vice-Presidente Global de Engenharia de Produção (2008),   Vice-Presidente Mundial de Recursos Humanos (2009), Vice-Presidente Executiva de Produtos Globais de Desenvolvimento (2011) e Chefe Global de Compras e Cadeia de Suprimentos (2013). 

2. Cristina Junqueira: co-Founder da Nubank


Com vasta experiência no setor financeiro, Cristina Junqueira é co-fundadora do maior banco digital, e um dos maiores do segmento no geral, do Brasil: o Nubank.

Foi a única brasileira a ingressar na lista Forbes Under 40 em 2020 e acumula grandes conquistas com a empresa, como o capital aberto na bolsa de valores brasileira e na bolsa de Nova York (EUA). No Linkedin, é seguida por mais de 531 mil usuários.

3. Paula Bellizia: presidente da EBANX


À frente da Microsoft Brasil por cinco anos, até 2020, Paula Bellizia preside a fintech EBANX, que oferece soluções de pagamento e já atendeu mais de 500 empresas globais. Bellizia também está em posição de liderança em grandes organizações, como Globo e Gerando Falcões.

Já ocupou posições de destaque também em empresas como Burger King Brasil, Google Latin America e Arezzo&Co. Atualmente, conta também com mais de 356 mil seguidores no LinkedIn.

4. Anastasia Divinskaya: representante da ONU Mulheres no Brasil


Com 19 anos de experiência profissional nas Nações Unidas em igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos, Anastasia Divinskaya representa o escritório da ONU Mulheres Brasil desde dezembro de 2019. É nascida no Quirguistão, onde estudou Teoria Econômica e Artes, Literatura e Línguas Germânicas.

Antes de sua atuação na ONU Mulheres, trabalhou também nas organizações Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ambas localizadas no Quirguistão.

Informe-se com o Caderno Nacional!


Encontre notícias e artigos sobre o mercado de trabalho e empregabilidade com o Caderno Nacional! Com mais 20 mil vagas em todo o país, nossa plataforma traz informações e dicas para a sua trajetória profissional e disponibiliza oportunidades abertas para você. Confira!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!